Este tipo de programa nasceu em 1979 nos Estados Unidos com a empresa Texas International Airlines.

O primeiro grande programa de companhias aéreas, o American Airlines AAdvantage (ainda em vigor), começou logo depois, em Maio de 1981, imediatamente seguida pelaUnited Airlines. Em 1982, a British Airways foi a primeira empresa europeia a criar um programa de fidelização deste tipo.

Muitas alianças entre empresas oferecerão programas conjuntos de milhas aéreas e, no final da década de 1990 , três grandes grupos foram formados: Star Alliance em 1997, Oneworld em 1999, depois Skyteam em 2000, permitindo o acúmulo de milhas aéreas em todos os voos das companhias aéreas associadas.
Milhas onde usar
Acumulação – Cada empresa que monta um programa de fidelização é livre de determinar as condições de obtenção de “milhas aéreas”, o seu período de validade e as vantagens adquiridas. No entanto, há certa homogeneidade devido ao agrupamento de muitas empresas em três alianças.

Em geral, o número de milhas aéreas concedidas é igual à distância percorrida em milhas aéreas terrestres . Este número pode ser multiplicado por 1,5 para passageiros da Classe Executiva ou por dois para passageiros da Primeira Classe . Por outro lado, este número pode ser reduzido para passageiros que beneficiem de tarifas promocionais. Os voos de curta distância podem estar sujeitos a um “pacote” superior à distância efetivamente percorrida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *