A Escultura Sensoriante

Apesar dos melhores esforços dos curadores, A Escultura Sensoriante
permanece dentro dos paradigmas estabelecidos por Riegl, Berenson e
Panofsky. Enquanto os três authors todos implicam que o contato físico não
tem lugar em uma apreciação moderna da arte, a Galeria de Arte de
Wolverhampton deu aos visitantes permissão para usar o toque. Essa licença,
no entanto, é prejudicada pela ausência de qualquer orientação sobre como
tocar as exposições. Sem instrução, nem visitantes cegos nem míopes
necessariamente sabem como tocar objetos de arte ou como sua experiência
corporal pode contribuir para a interpretação.
Museu da arte contemporanea do parana onde fica
Em suma, os curadores
descartaram abordagens históricas de arte canônica que descartam o toque
como fácil e imediato, mas não há um novo modelo para tomar seu lugar.
Assim, enquanto o público pode tocar, tanto curadores quanto visitantes ficam
em uma posição onde o toque permanece antitético à arte e carece de
complexidade simplesmente porque não há alternativa clara.
Ao contrário da Wolverhampton Art Gallery, onde os curadores queriam tocar
para contribuir para uma discussão de significado, os funcionários do Museu
Britânico desenvolveram oportunidades de manuseio justamente porque não
eram equiparados com aprendizado intelectual. Aqui, as mesas de manuseio
contaminam uma série de artefatos originais dos quais seis são selecionados
pelo voluntário para o dia, garantindo assim que os visitantes sejam capazes
de pegar e segurar diferentes objetos.

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